Quase descentralizada
UniSwap-arte
A Uniswap Labs, empresa responsável pelo desenvolvimento da exchange “descentralizada” Uniswap, anunciou que limitará o acesso a mais de 100 tokens em sua plataforma.
O anúncio pegou muitos usuários de surpresa, e vem como uma advertência, com a Uniswap Labs citando um “cenário regulatório em evolução” como a principal razão da decisão.
“Hoje, de acordo com as ações realizadas por outras interfaces DeFi, tomamos a decisão de restringir o acesso a certos tokens por meio do app.uniswap.org.” – disse a Uniswap Labs.
O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), Gary Gensler, falou recentemente que os tokens de ações, como qualquer produto digital vinculado a títulos, precisam ser regulamentados. Isso pode ter motivado a decisão.
A lista de tokens divulgada pela empresa inclui títulos tokenizados, ações espelhadas, opções e derivativos. A plataforma não permitirá mais tokens como o Tether Gold, versões tokenizadas do jogo Zelda e Mini Mario Cash, tokens UMA e versões espelhadas de ações da Amazon e Tesla.
Tokens censurados
“Continuamos monitorando o cenário regulatório em evolução. Hoje decidimos restringir o acesso a certos tokens. Esses tokens sempre representaram apenas uma pequena parte do volume total de negociação na Uniswap.”
Repressão regulatória
A decisão segue medidas semelhantes tomadas para outros protocolos DeFi baseados na Uniswap. Ela também vem na esteira de esforços das agências americanas para regulamentar o setor de DeFi.
Na semana passada, o presidente da SEC falou sobre a importância de regulamentar os tokens de ações e títulos.
“Não se engane: não importa se é um token de ação, um token de valor estável lastreado em títulos ou qualquer outro produto virtual que forneça exposição sintética aos títulos subjacentes. Essas plataformas – seja no espaço financeiro descentralizado ou centralizado – estão implicadas nas leis de valores mobiliários e devem funcionar dentro do nosso regime de valores mobiliários.” – disse ele.
O comentário alimentou rumores de que a agência pode regulamentar o mercado de DeFi em breve.
Depois de fugir da regulação por anos, muitas startups de DeFi, incluindo a Uniswap, participaram de uma reunião com reguladores financeiros globais. O objetivo da reunião?
Ao que parece, sucumbir à regulação – O que é curioso, já que a Uniswap se apresenta como uma plataforma descentralizada.
O comunicado da Uniswap enfatiza que o acesso aos tokens serão bloqueados apenas por meio da interface da plataforma. A comercialização deles, portanto, permanecerá disponível por meio de contratos inteligentes.
“Seguindo em frente, continuaremos a desenvolver produtos e contribuir com o Protocolo Uniswap, de uma forma que seja consistente com os valores mais amplos da indústria DeFi – para fornecer infraestrutura financeira segura, transparente e robusta que pode capacitar usuários em todo o mundo.”
Via: Livecoins
Comente com o Facebook: