O Renascimento de Rolante: A Pequena Cidade Gaúcha que Abraçou o Bitcoin
A história do Brasil é permeada por movimentos revolucionários em busca da liberdade, desde a Revolução Pernambucana de 1817 até a Revolução Farroupilha, que ocorreu entre 1834 e 1845. Hoje, quase 178 anos após o término dessa última revolução, o estado do Rio Grande do Sul volta a se destacar por um movimento em prol da liberdade. No entanto, diferentemente das revoltas lideradas por Bento Gonçalves, essa nova revolução não utiliza armas, mas sim o poder do dinheiro. E o dinheiro em questão é o Bitcoin (BTC), considerado a melhor forma de dinheiro já criada pela humanidade.
Foi por meio da adoção dessa criptomoeda que a pequena cidade gaúcha de Rolante ganhou destaque no mapa mundial do Bitcoin. Graças ao projeto "Bitcoin é Aqui", Rolante se tornou a nova capital brasileira do Bitcoin. De acordo com o site BTC Map, a cidade abriga incríveis 108 estabelecimentos que aceitam Bitcoin como forma de pagamento.
Embora o número possa parecer modesto, ele coloca a pequena cidade do sul do Brasil como a comunidade com o maior número de estabelecimentos "bitcoinizados" em todo o mundo. De fato, Rolante possui cinco vezes mais estabelecimentos no mapa do Bitcoin do que a famosa Bitcoin Beach em El Salvador, que conta com 21 locais.
Todo esse sucesso é resultado do trabalho incansável de Ricardo, sua esposa e toda a equipe por trás do projeto "Bitcoin é Aqui". Ricardo compartilhou um pouco da origem do projeto, a surpresa com seu rápido crescimento e os planos para um grande festival que acontecerá na cidade em 2023.
Mas antes de explorarmos esses detalhes, vamos conhecer um pouco mais sobre Rolante.
Entre o Urbano e as Quedas D'água
Localizada a menos de 100 km da capital Porto Alegre, Rolante é uma típica cidade do interior, com pouco menos de 22 mil habitantes. Apesar de seu tamanho modesto, a cidade possui paisagens encantadoras, incluindo deslumbrantes cachoeiras. Ricardo, o idealizador do projeto "Bitcoin é Aqui", revela que mora próximo a uma dessas quedas d'água e explica os motivos que levaram ele e sua esposa a escolherem Rolante como lar.
"Morávamos em Porto Alegre e queríamos voltar a viver no interior. Começamos a procurar um lugar para comprar um sítio e experimentar a vida no campo. Escolhemos Rolante por vários motivos. É uma cidade pequena o suficiente para ser tranquila, segura e as pessoas se conhecerem. Ao mesmo tempo, possui um bom hospital, uma boa conexão de internet, um comércio sólido, bons supermercados e potencial para desenvolvimento. É uma cidade familiar, onde os domingos são calmos, mas ao mesmo tempo possui muitos pontos turísticos, como as inúmeras cachoeiras (inclusive tenho uma com 35 metros de altura em meu sítio)", explica Ricardo.
E foi nesse local que o projeto "Bitcoin é Aqui" surgiu.
Comente com o Facebook: