Binance suspende negociação de ações tokenizadas; investidores têm prazo para vender

Foto: Shutterstock

A Binance anunciou nesta sexta-feira (15) que suspendeu a negociação de suas ações tokenizadas. Investidores detentores desses ativos, lastreados em títulos tradicionais, têm até o dia 14 de outubro para vendê-los. Quem não se desfizer dos tokens dentro de 90 dias terá sua posição fechada.

No comunicado, a exchange disse que constantemente avalia seus produtos e a recepção deles por parte dos usuários. No caso das ações, lançadas em abril, a empresa afirmou que decidiu encerrá-las “para mudar o foco comercial para outras ofertas de produtos”.

O anúncio sobre a suspensão foi feito algumas horas antes de a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong (SFC) emitir um alerta informando que a corretora não tem licença para oferecer títulos financeiros regulamentados:

“A SFC está ciente de que a Binance ofereceu serviços de negociação em tokens de ações (stock tokens) em várias jurisdições e está preocupada que esses serviços também possam ser oferecidos a investidores de Hong Kong. O SFC deseja deixar claro que nenhuma entidade do grupo Binance está licenciada ou registrada para realizar ‘atividades regulamentadas’ em Hong Kong”.

Na quinta-feira (15), o watchdog da Itália (Consob) também anunciou que a corretora não tem autorização para oferecer tokens lastreados em ações ou derivativos para investidores do país. O órgão pediu para a população ter o “máximo de cautela” em transações com criptomoedas.

Pressão por todo lado
Além de Hong Kong e Itália, a Binance também tem sido pressionada por outros países. No mês passado, a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) e a Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) emitiram alertas sobre a atuação irregular da exchange.

Tailândia, Cingapura e até as Ilhas Cayman – paraíso fiscal com regras brandas – também se voltaram contra a empresa. Os reguladores da Alemanha e de Ontário, maior província do Canadá, além da Receita Federal dos Estados Unidos, fecham o pacote.

No Brasil, a exchange também sofre pressão de órgãos públicos e de corretoras brasileiras. No meio desse cenário conturbado, o diretor da Binance Brasil, Ricardo Da Ros, acabou pedindo demissão seis meses após assumir o cargo. Como justificativa para a saída, ele disse que houve um “desalinhamento de expectativas” ao longo do trabalho.

Categorias:

Postar um comentário

0 Comentários
*Por favor não faça spam aquí. Todos os comentários são revisados por um administrador.

Comente com o Facebook:

Top Post Ad

Below Post Ad