Jovens sul-africanos abandonam escola para perseguir sonho de ficar rico com criptomoedas

"Vou acertar um dia", disse um deles, "minha mãe está lutando para colocar comida na mesa. Não posso desistir."

Pulando muro escola. Image. ShutterStock

Jovens sul-africanos estão abandonando a escola para perseguir o sonho de ficar rico com criptomoedas. Com o país sofrendo com a miséria e a uma alta taxa de desemprego, os jovens estão se voltando para as criptomoedas - influenciados por histórias de outras pessoas que se supostamente se tornaram ricas com os ativos digitais.

Após ver um vídeo no Youtube, um adolescente de 14 anos em Joanesburgo resolveu matar aulas e focar nas criptomoedas, com o sonho de se tornar um bilionário no futuro.

O jovem revelou à Reuters que tem faltado à escola para assistir vídeos com dicas de criptomoedas. Ele afirma que não consegue ter foco nas aulas da escola porque se distrai com alertas de seu App de negociação de criptomoedas.

O menino de 14 anos chamado John revelou que obteve pequenos lucros em 2021, mas as coisas começaram a azedar em 2022, quando todo o mercado de criptomoedas despencou.

Dinheiro emprestado
O adolescente disse que pegou dinheiro emprestado com os pais, que não sabem que ele investe em criptomoedas, para tentar ganhar dinheiro com negociações, mas perdeu quase tudo com a queda do mercado. "Vou pagar meus pais quando eu ficar rico", disse ele à Thomson Reuters Foundation.

John, que antes era um dos melhores alunos de sua turma, agora tem notas baixas, mas não se importa e continua esperançoso de se tornar um bilionário.

"A vida não é tão fácil - quero expandir meu negócio de criptomoedas e obter lucro suficiente para iniciar outros negócios", disse ele. "Acho que criptomoedas são meu futuro."

John disse que vários de seus amigos adolescentes também negociam criptomoedas – na esperança de ficarem ricos como os influenciadores que se declaram especialistas no assunto.

O jovem agora ensina outras pessoas a negociar criptomoedas, cobrando cerca de 10 a 20 dólares para mostra-los como criar contas em corretoras para comprar e vender ativos digitais.

"Agora treino outros garotos da comunidade", disse John à Thomson Reuters Foundation. "Você só precisa de um celular e alguns dólares, e eu vou te mostrar como ganhar muito dinheiro", acrescentou, afirmando ter 20 clientes que lhe pagam para aprender como negociar.

Adolescentes abandonam escola
Os jovens estão aprendendo sobre criptomoedas em vídeos do Facebook e do YouTube, onde influenciadores sul-africanos dizem ter feito fortuna com bitcoin.

John é apenas um dos milhares de outros adolescentes na África do Sul que perseguem o sonho de ficar rico com criptomoedas. A maioria deles desconhece o risco que os mercados representam e segue cegamente os vídeos nas redes sociais.

De acordo um professor da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, na África do Sul, os jovens do país estão optando por negociar criptomoedas em vez de ir para escola sem entender completamente os riscos.

"Há um fascínio de ganhar dinheiro através de criptomoedas que pode ser muito persuasivo... mas com os riscos envolvidos e a falta de compreensão desses riscos, pode ser muito prejudicial", disse ele.

Os jovens sul-africanos pobres, no entanto, não parecem se importar com os ricos, já que os empregos com bons salários parecem fora de alcance devido aos níveis altos de desemprego e falta de oportunidades no país.

"Vou acertar um dia", disse um adolescente, "minha mãe está lutando para colocar comida na mesa. Não posso desistir."

Via: livecoins
Categorias:

Postar um comentário

0 Comentários
*Por favor não faça spam aquí. Todos os comentários são revisados por um administrador.

Comente com o Facebook:

Top Post Ad

Below Post Ad