A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) implementou a Central de Cadastro Único (Cecad), anunciada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta segunda-feira (22). A nova unidade tem como objetivo inicial atender, em domícilio, as famílias que estão com o Bolsa Família suspenso devido à necessidade de atualização cadastral exigida pelo governo federal.
Os beneficiários não precisam procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para agendar atendimentos. A equipe da Cecad será responsável por identificar as famílias que necessitam de atualização em domícilio e realizará o agendamento por meio de contato telefônico, utilizando os números fornecidos no ato da inscrição ou da última atualização do Cadastro Único.
"Não se trata de uma fiscalização, mas de um acompanhamento que busca agilizar o atendimento. Essa é uma exigência do governo federal para que os beneficiários possam receber o Bolsa Família", destacou Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social.
O preenchimento do Cadastro Único em domícilio segue as diretrizes da Instrução Normativa Conjunta Sagicad/Senarc/SNAS/MDS nº 05, de 04 de janeiro de 2024. A Cecad planeja os atendimentos com base em prioridades regionais e demandas urgentes, comunicando as famílias com uma semana de antecedência sobre o agendamento, os procedimentos e o objetivo da visita domiciliar.
As atividades da Central começaram em 1º de julho, com foco inicial nas famílias em averiguação cadastral do Bolsa Família. Embora a prioridade atual seja atender essas situações urgentes, a Cecad também está preparada para realizar outros atendimentos relacionados ao Cadastro Único, conforme necessário.
Exceções ao atendimento em domícilio podem ocorrer em casos de calamidade, emergência ou situações que coloquem em risco os entrevistadores. Nessas circunstâncias, o cadastro pode ser atualizado de forma alternativa, mediante o preenchimento de um questionário específico no Portal de Gestão do Cadastro Único.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Ação de Qualificação Cadastral de 2024 visa corrigir inconsistências no Cadastro Único, alinhando os registros às demais bases de dados federais e garantindo a eficiência no repasse do Bolsa Família e de outros benefícios sociais.
Comente com o Facebook: