O mercado de criptomoedas é dinâmico e inovador, com diversos projetos apresentando soluções criativas para desafios tecnológicos e econômicos. Em outubro, destacamos cinco criptomoedas que representam diferentes casos de uso e avanços no universo blockchain. Desde infraestruturas robustas para contratos inteligentes até soluções para privacidade financeira e otimização de transmissões ao vivo, estas moedas estão moldando o futuro da tecnologia descentralizada. Acompanhe a análise dos projetos Tezos (XTZ), Celer Network (CELR), Zcash (ZEC), Livepeer (LPT) e Numeraire (NMR), e descubra como cada um deles se posiciona como um player significativo no ecossistema das criptomoedas.
1ª - Tezos (XTZ) - Tezos é uma rede blockchain baseada em smart contracts, numa forma não muito diferente do Ethereum. No entanto, há uma grande diferença: Tezos visa oferecer infraestrutura mais avançada — o que significa que pode evoluir e melhorar com o passar do tempo sem ter a necessidade de passar por um hard fork. Isso é algo que tanto o Bitcoin, quanto o Ethereum sofreram desde sua criação. As pessoas que possuem XTZ podem votar em propostas que foram apresentadas pelos desenvolvedores da Tezos para atualizar o protocolo.
Esta plataforma open-source se considera “segura, atualizável e construída para durar” — e alega que a linguagem do seu smart contract proporciona a precisão necessária para casos de uso de alto valor agregado. De acordo com a Tezos, sua abordagem significa que ela é à prova do futuro e irá “permanecer de última geração por muito tempo com o passar dos anos", o que significa que poderá incluir os desenvolvedores da tecnologia blockchain.
A tecnologia subjacente da Tezos foi inicialmente proposta no whitepaper disponibilizado em setembro de 2014. Após uma série de contratempos, a mainnet da Tezos foi lançada quatro anos depois.
2ª - Celer Network (CELR) - Por mais emocionante que seja o blockchain, ele pode deixar muito a desejar em termos de velocidade e taxa de transferência das transações. The Celer Network (CELR) é uma solução de escalonamento de camada 2 projetada de forma inteligente que fornece tratamento de transações off-chain. A plataforma Celer oferece transações off-chain rápidas, simples e seguras para pagamentos e contratos inteligentes. O projeto foi um dos primeiros a ser desenvolvido utilizando a estrutura Substrate e faz parte do ecossistema da Polkadot. O objetivo geral da rede imaginado pelos seus fundadores é liberar todo o potencial do blockchain e revolucionar os Dapps com resultados mais eficientes e produtivos.
A Celer Network foi fundada em 2018 por uma forte equipe de engenheiros com uma experiência incrivelmente técnica e especializada. Todos os quatro cofundadores do Celer possuem doutorado em Ciência da Computação por universidades como MIT e UC Berkely, e todos têm um histórico de trabalho em empresas de tecnologia de alto nível.
O Dr. Mo Dong é um grande especialista na aplicação da teoria dos jogos algorítmica e no desenvolvimento de protocolos. Ele também ministra cursos abrangentes sobre contratos inteligentes. Anteriormente, ele trabalhou como engenheiro de desenvolvimento e gerente de produtos na Veriflow.
O Dr. Junda Liu se formou na UC Berkeley e trabalhou com o Google em 2011 para criar a infraestrutura para seu data center. Em 2014, tornou-se um dos fundadores do serviço móvel Project Fi. Depois disso, ele assumiu o cargo de gerente técnico da Android Tech.
O Dr. Xiaozhou Li estudou em Princeton. Li estagiou na Microsoft antes de trabalhar na Barefoot Networks como engenheiro de software. Hoje, seus trabalhos acadêmicos publicados e amplamente lidos abrangem sistemas distribuídos, redes, armazenamento e gerenciamento de dados.
O Dr. Qingkai Liang é formado pelo MIT. Ele trabalhou para o MIT Laboratory for Information and Decision Systems (LIDS), Bell Labs e Google como estagiário de engenharia de software. A sua pesquisa foca na aprendizagem e controle de problemas em sistemas em rede, nomeados como algoritmos de aprendizagem online em redes adversárias.
3ª - Zcash (ZEC) - Zcash é uma criptomoeda descentralizada com foco na privacidade e anonimato. Ela utiliza a tecnologia de prova de conhecimento zero, zk-SNARK, que permite que os nós na rede verifiquem transações sem revelar suas informações confidenciais.
Ao contrário do que o senso comum acredita, a maioria das criptomoedas no mercado, incluindo o Bitcoin (BTC), não são anônimas, mas sim pseudo-anônimo; embora elas não revelem explicitamente as identidade de seus usuários, cada usuário tem seu próprio endereço, ou endereços públicos que podem ser rastreados até ele através dos métodos de ciência de dados e perícia de blockchain.
As transações Zcash, por outro lado, ainda precisam ser retransmitidas através de um blockchain público, mas ao contrário das criptomoedas Pseudo-anônimo, as transações em ZEC, por padrão, não revelam os endereços de envio e recebimento ou o valor que é enviado. No entanto, há uma opção para revelar esses dados para fins de auditoria ou compliance regulatório.
A Zcash foi lançada em 28 de outubro de 2016, e era oficialmente baseada no código base do Bitcoin.
4ª - Livepeer (LPT) - Lançada em 2017, a Livepeer é o primeiro protocolo de rede de vídeo totalmente descentralizado. A plataforma visa se tornar uma alternativa economicamente eficiente baseada em blockchain para soluções de transmissões centralizadas para todas as empresas de broadcaster existentes.
Conforme indicado no whitepaper oficial do Livepeer, a transmissão de vídeo ao vivo e a indústria do broadcasting está crescendo num ritmo acelerado, e a empresa está procurando montar essas ondas e introduzir a descentralização neste ambiente. Livepeer tem o objetivo de simplificar o processo de broadcasting ao permitir que os produtores enviem seu trabalho na plataforma, cuidando da reformatação e distribuição do conteúdo aos usuários e plataformas de streaming.
A Livepeer é um protocolo de código aberto, o que significa que os desenvolvedores podem contribuir livremente para o código subjacente no GitHub. Livepeer Inc é a entidade legal por trás da plataforma Livepeer. A Livepeer Inc foi fundada por Doug Petkanics e Eric Tang.
Doug Petkanics se formou em ciência da computação em University of Pennsylvania em 2006. Desde então, ele é parte integrante de vários grandes nomes como Groupon e Wildcard. Em 2006, ele se juntou à Accenture como analista, e em 2010 ele cofundou Hyperpublic, que mais tarde foi adquirido pelo Groupon. Em 2013, Petkanics cofundou a Wildcard, uma plataforma de publicação e navegador de site. Desde 2016, ele está no centro do desenvolvimento da Livepeer.
Eric Tang se formou em engenharia elétrica e da computação pela Carnegie Mellon University. Em 2008, ele ingressou na Next Jump como um desenvolvedor de software, e em 2010 tornou-se gerente de produto da Clickable. Em 2010, ele se juntou com o Doug Petkanics e cofundou a Hyperpublic. Desde então, a dupla trabalhou em conjunto no Wildcard e mais tarde no Livepeer.
5ª - Numeraire (NMR) - Numerai é uma competição de ciência de dados onde você constrói modelos de aprendizado de máquina para prever o mercado de ações. Você recebe dados gratuitos e de alta qualidade que podem ser usados para treinar modelos e enviar previsões diariamente. A Numerai calcula o desempenho dessas previsões ao longo do mês seguinte, e você pode apostar tokens NMR no seu modelo, ganhando (ou perdendo) conforme a performance do modelo.
Você pode se inscrever e visitar sua página inicial para ter acesso a uma série de tutoriais. O conjunto de dados gratuitos da Numerai é composto por informações financeiras limpas e regularizadas. Esses dados são ofuscados para que possam ser distribuídos gratuitamente e modelados sem a necessidade de conhecimento específico em finanças. Isso também significa que os modelos construídos com esses dados não podem ser usados fora do torneio da Numerai. Cada linha no conjunto de dados corresponde a uma ação específica em um ponto específico no tempo. Esse ponto é marcado por "era", cada qual representando uma semana. Os IDs são únicos em cada era, de forma que não é possível associar ações entre eras, o que é necessário para a ofuscação. As características são atributos quantitativos conhecidos sobre as ações naquele momento (por exemplo, relação P/L, ADV, etc.). O alvo é uma medida dos retornos das ações 20 dias no futuro, onde valores baixos indicam desempenho ruim e valores altos indicam bom desempenho. Seu objetivo é criar modelos de aprendizado de máquina para prever esse alvo com base nas características. Você pode utilizar qualquer linguagem ou framework que preferir.
Esta plataforma open-source se considera “segura, atualizável e construída para durar” — e alega que a linguagem do seu smart contract proporciona a precisão necessária para casos de uso de alto valor agregado. De acordo com a Tezos, sua abordagem significa que ela é à prova do futuro e irá “permanecer de última geração por muito tempo com o passar dos anos", o que significa que poderá incluir os desenvolvedores da tecnologia blockchain.
A tecnologia subjacente da Tezos foi inicialmente proposta no whitepaper disponibilizado em setembro de 2014. Após uma série de contratempos, a mainnet da Tezos foi lançada quatro anos depois.
2ª - Celer Network (CELR) - Por mais emocionante que seja o blockchain, ele pode deixar muito a desejar em termos de velocidade e taxa de transferência das transações. The Celer Network (CELR) é uma solução de escalonamento de camada 2 projetada de forma inteligente que fornece tratamento de transações off-chain. A plataforma Celer oferece transações off-chain rápidas, simples e seguras para pagamentos e contratos inteligentes. O projeto foi um dos primeiros a ser desenvolvido utilizando a estrutura Substrate e faz parte do ecossistema da Polkadot. O objetivo geral da rede imaginado pelos seus fundadores é liberar todo o potencial do blockchain e revolucionar os Dapps com resultados mais eficientes e produtivos.
A Celer Network foi fundada em 2018 por uma forte equipe de engenheiros com uma experiência incrivelmente técnica e especializada. Todos os quatro cofundadores do Celer possuem doutorado em Ciência da Computação por universidades como MIT e UC Berkely, e todos têm um histórico de trabalho em empresas de tecnologia de alto nível.
O Dr. Mo Dong é um grande especialista na aplicação da teoria dos jogos algorítmica e no desenvolvimento de protocolos. Ele também ministra cursos abrangentes sobre contratos inteligentes. Anteriormente, ele trabalhou como engenheiro de desenvolvimento e gerente de produtos na Veriflow.
O Dr. Junda Liu se formou na UC Berkeley e trabalhou com o Google em 2011 para criar a infraestrutura para seu data center. Em 2014, tornou-se um dos fundadores do serviço móvel Project Fi. Depois disso, ele assumiu o cargo de gerente técnico da Android Tech.
O Dr. Xiaozhou Li estudou em Princeton. Li estagiou na Microsoft antes de trabalhar na Barefoot Networks como engenheiro de software. Hoje, seus trabalhos acadêmicos publicados e amplamente lidos abrangem sistemas distribuídos, redes, armazenamento e gerenciamento de dados.
O Dr. Qingkai Liang é formado pelo MIT. Ele trabalhou para o MIT Laboratory for Information and Decision Systems (LIDS), Bell Labs e Google como estagiário de engenharia de software. A sua pesquisa foca na aprendizagem e controle de problemas em sistemas em rede, nomeados como algoritmos de aprendizagem online em redes adversárias.
3ª - Zcash (ZEC) - Zcash é uma criptomoeda descentralizada com foco na privacidade e anonimato. Ela utiliza a tecnologia de prova de conhecimento zero, zk-SNARK, que permite que os nós na rede verifiquem transações sem revelar suas informações confidenciais.
Ao contrário do que o senso comum acredita, a maioria das criptomoedas no mercado, incluindo o Bitcoin (BTC), não são anônimas, mas sim pseudo-anônimo; embora elas não revelem explicitamente as identidade de seus usuários, cada usuário tem seu próprio endereço, ou endereços públicos que podem ser rastreados até ele através dos métodos de ciência de dados e perícia de blockchain.
As transações Zcash, por outro lado, ainda precisam ser retransmitidas através de um blockchain público, mas ao contrário das criptomoedas Pseudo-anônimo, as transações em ZEC, por padrão, não revelam os endereços de envio e recebimento ou o valor que é enviado. No entanto, há uma opção para revelar esses dados para fins de auditoria ou compliance regulatório.
A Zcash foi lançada em 28 de outubro de 2016, e era oficialmente baseada no código base do Bitcoin.
4ª - Livepeer (LPT) - Lançada em 2017, a Livepeer é o primeiro protocolo de rede de vídeo totalmente descentralizado. A plataforma visa se tornar uma alternativa economicamente eficiente baseada em blockchain para soluções de transmissões centralizadas para todas as empresas de broadcaster existentes.
Conforme indicado no whitepaper oficial do Livepeer, a transmissão de vídeo ao vivo e a indústria do broadcasting está crescendo num ritmo acelerado, e a empresa está procurando montar essas ondas e introduzir a descentralização neste ambiente. Livepeer tem o objetivo de simplificar o processo de broadcasting ao permitir que os produtores enviem seu trabalho na plataforma, cuidando da reformatação e distribuição do conteúdo aos usuários e plataformas de streaming.
A Livepeer é um protocolo de código aberto, o que significa que os desenvolvedores podem contribuir livremente para o código subjacente no GitHub. Livepeer Inc é a entidade legal por trás da plataforma Livepeer. A Livepeer Inc foi fundada por Doug Petkanics e Eric Tang.
Doug Petkanics se formou em ciência da computação em University of Pennsylvania em 2006. Desde então, ele é parte integrante de vários grandes nomes como Groupon e Wildcard. Em 2006, ele se juntou à Accenture como analista, e em 2010 ele cofundou Hyperpublic, que mais tarde foi adquirido pelo Groupon. Em 2013, Petkanics cofundou a Wildcard, uma plataforma de publicação e navegador de site. Desde 2016, ele está no centro do desenvolvimento da Livepeer.
Eric Tang se formou em engenharia elétrica e da computação pela Carnegie Mellon University. Em 2008, ele ingressou na Next Jump como um desenvolvedor de software, e em 2010 tornou-se gerente de produto da Clickable. Em 2010, ele se juntou com o Doug Petkanics e cofundou a Hyperpublic. Desde então, a dupla trabalhou em conjunto no Wildcard e mais tarde no Livepeer.
5ª - Numeraire (NMR) - Numerai é uma competição de ciência de dados onde você constrói modelos de aprendizado de máquina para prever o mercado de ações. Você recebe dados gratuitos e de alta qualidade que podem ser usados para treinar modelos e enviar previsões diariamente. A Numerai calcula o desempenho dessas previsões ao longo do mês seguinte, e você pode apostar tokens NMR no seu modelo, ganhando (ou perdendo) conforme a performance do modelo.
Você pode se inscrever e visitar sua página inicial para ter acesso a uma série de tutoriais. O conjunto de dados gratuitos da Numerai é composto por informações financeiras limpas e regularizadas. Esses dados são ofuscados para que possam ser distribuídos gratuitamente e modelados sem a necessidade de conhecimento específico em finanças. Isso também significa que os modelos construídos com esses dados não podem ser usados fora do torneio da Numerai. Cada linha no conjunto de dados corresponde a uma ação específica em um ponto específico no tempo. Esse ponto é marcado por "era", cada qual representando uma semana. Os IDs são únicos em cada era, de forma que não é possível associar ações entre eras, o que é necessário para a ofuscação. As características são atributos quantitativos conhecidos sobre as ações naquele momento (por exemplo, relação P/L, ADV, etc.). O alvo é uma medida dos retornos das ações 20 dias no futuro, onde valores baixos indicam desempenho ruim e valores altos indicam bom desempenho. Seu objetivo é criar modelos de aprendizado de máquina para prever esse alvo com base nas características. Você pode utilizar qualquer linguagem ou framework que preferir.
Confira o Top Cripto de Outubro em vídeo, abaixo direto de nosso canal:
Comente com o Facebook: